top of page

O segredo da Taylor Swift não é música, é storytelling!


Depois da passagem da cantora norte-americana pelo Brasil, de todas as polêmicas que envolveram seu nome e de ser eleita Personalidade do Ano pela Time Magazine, eu parei para me questionar sobre o que faz com que eu e milhões de pessoas ao redor do mundo acompanhem a loirinha, e a conclusão é que não é a música que garante o sucesso estrondoso.


Não me entenda mal, eu a considero uma excelente cantora e gosto muito de seu trabalho. Mas o que garante que ela seja sempre o centro das conversas é a narrativa que ela conta, seja nas suas composições, mas principalmente ao redor de sua vida e de sua carreira.


Recentemente, após alcançar o título de Artista do Ano do Spotify, ela lançou no streaming uma música chamada You're Losing Me, a qual os fãs apontam que seja sobre o seu relacionamento com Joe Alwyn, que durou 6 anos. A letra da canção fala sobre um relacionamento que vai se esfriando porque uma das partes parece não lutar para que dê certo.


Se a música, que tinha sido lançada em maio apenas em mídia física, já tinha causado muita discussão entre os fãs, a narrativa ganhou mais um capítulo. O amigo e produtor da cantora, Jack Antonoff revelou que a música tinha sido composta em 2021, período em que Taylor e Joe ainda estariam juntos. Isso foi o suficiente para que os fãs criassem teorias a respeito de todo o último album da cantora, tentando juntar pistas que revelassem mais sobre tudo que aconteceu.


E é sempre assim sobre qualquer coisa que Taylor faça. Ela aprendeu a dominar a narrativa ao seu redor, mesmo quando tudo parece estar fora de seu controle. Ela transforma tudo em pistas, em músicas e videoclipes. Ela não precisa falar sobre nada abertamente, apenas mantém o engajamento nas redes ativo de maneira quase que orgânica. E como ela mesma disse em uma entrevista, ela planeja tudo com muita antecedência.


Ter o controle sobre o que a mídia tem acesso à sua vida, quando, como, e bem como seu trabalho enquanto cantora é entregue garante com que nenhum lançamento seja só isso. Com seus easter eggs em todos os produtos de sua arte constroem um imaginário sobre quem é Taylor Swift.


No final das contas, esse é o trabalho de um roteirista, de um escritor, não é mesmo? Decidir o que é relevante para a narrativa, como isso tem de ser apresentado e em que momento garante o envolvimento do público. É essa a principal arte de Taylor Swift.

2 views0 comments
bottom of page